Um guia introdutório para ajudar a planejar sua carreira ou a transição dela

Synthetic CG of business person and city

O planejamento parece uma tarefa fácil, mas não é.

Exige um processo de reflexão para descobrir sua missão, sua visão e seus valores.

Saber mais de você. A autopesquisa te direciona para caminhos menos equivocados.

Assim, você tem melhores condições de descobrir caminhos para os seus objetivos profissionais.

Tudo na vida requer planejamento: comprar uma casa, fazer um curso superior, comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem, etc.

Com a vida profissional não é diferente.

Por isso, fazer um plano de carreira é fundamental para atingir seus objetivos, seja dentro de uma empresa ou como profissional independente.

O Design de Carreira  pode ajudar muito a direcionar a busca por novas oportunidades de trabalho, a moldar seu currículo e portfólio adequadamente e procurar formações e capacitações que o levarão para mais perto de seus objetivos.

Enquanto a oportunidade ideal não chega, você vai ver que algumas profissões demoram alguns anos para dar retorno e estabilidade financeira.

O que fazer durante esse período? Como sobreviver antes de estar bem posicionado no mercado ou realizado de forma independente? Tudo isso pode ser projetado com um bom plano de carreira.

Assim, é importante saber aonde se quer chegar para, em seguida, traçar suas metas e estratégias para ter uma carreira de sucesso.

Em muitos casos, é necessário ter uma segunda atividade temporária para realizar seus sonhos de carreira.

Mas isso também deve ser planejado com cuidado, já que a gestão de tempo se encontra entre os principais pilares do desenvolvimento.

Então, o primeiro passo é lembrar do objetivo desse plano: criar a rota para você atingir os seus objetivos profissionais, isto é, servir de bússola para que você trilhe o caminho que deseja.

Existem algumas questões a serem refletidas quando falamos em planejamento de carreira.

Estamos falando  de autopesquisa. Somente assim tudo vai ficando mais claro para delinear seu planejamento.

Então vamos a algumas questões para refletir que servirão como uma bússola para você inicialmente:

 1 – Pense o que você quer da sua carreira daqui a 5 anos?

Essa pergunta te traz clareza, te faz pensar nos “sins’” e “nãos” que terá que dizer e a encontrar o seu real motivo para ação.

Sendo assim, alinha sua jornada com o ponto onde quer estar.

2 – Em que ponto está hoje?

É importante investigar seu motivo atual. A autopesquisa nos faz enxergar porque está onde está, o que está acontecendo, e o que te trouxe até aqui.

Quais foram os “sins” e “nãos” que te trouxeram até o lugar que está hoje?

Saiba que suas escolhas te levaram para onde está e, esse senso de autorresponsabilidade é fundamental para entrar em movimento  e com clareza para seu plano de carreira.

Você precisa avaliar suas potencialidades,  quais são seus pontos fortes e fracos.

Só assim vai saber o que precisa ser melhorado dentro do caminho que você pretende trilhar.

Quais são os seus valores, interesses, motivações e medos, ou seja, tudo que o move de verdade, em âmbito pessoal.

3 – Calcule a distância da onde está e da onde quer estar

Esse cálculo e para entender qual caminho tem que seguir, quais metas terão que serem cumpridas, quanto tempo levará para que de fato chegue no seu ideal?

Vamos relembrar aqui que para o planejamento de fato funcionar ele precisa ser metrificado e tangibilidade. Assim entenderá em perspectiva as duas etapas.

4 – Traçar o plano

Já calculou a distância e agora o que precisa fazer na prática? Aqui entram as atividades e ações que serão necessárias.

Deixo aqui para vocês algumas perguntas para ajudá-los:

a) O que você precisa mudar agora para chegar ao seu ideal?

Precisa trabalhar algum comportamento que gostaria de ter e não tem? Precisa mudar algum hábito negativo?

b) Em que deve investir seu tempo, energia e dinheiro?

Aqui você tem que focar no mais importante, ou seja, é onde você se prepara também para dizer os vários “nãos” que estão roubando seu tempo e energia.

Você pode fazer como sugestão uma lista do que faz sentido e do que não faz sentido de acordo com o seu novo objetivo.

c) O que você tem que estudar? 

Seja ler livros, um novo idioma, artigos, canais, cursos etc. Para cada perfil profissional, diferentes expertises são necessárias. Mas uma verdade é absoluta: o resultado não virá de graça. Você terá que trabalhar muito para trazer seus sonhos para a realidade.

Você pode até criar uma lista com todas as habilidades técnicas e gerais que você desenvolveu e nas quais acredita se destacar aos outros. Cabe a pergunta: o que você faz de diferente, o que o diferencia no seu grupo?

d) O que você pode usar do seu trabalho atual que vai me ajudar lá na frente?

Seja um projeto ou algo que você possa se desenvolver e pode ser um adicional  para o seu ideal.

e) Quem são as pessoas que precisa conhecer e trazer para sua vida?

Pessoas que vão te ajudar a chegar nos seus objetivos.

Saiba que nunca chegaremos sozinhos. Precisamos aprender e interagir com pessoas. O que você pode fazer para encontrar novas pessoas? Busque exemplos de sucesso.Espelhar-se naqueles profissionais que o inspiram também pode ser inspirador.

Buscar por modelos que já chegaram aonde quer chegar e são bem sucedidos irá te trazer mais segurança. Afinal, eles já trilharam um caminho bem-sucedido e podem ensinar muitas coisas importantes.

f) Quais os próximos  passos que você precisa dar em termos de trabalho? Quais as mudanças profissionais que terá que fazer para chegar ao seu objetivo?

Muitas vezes em prol de um objetivo você precisa fazer várias micro transições, como por exemplo mudar de emprego.

Por isso precisa fazer um detalhamento de todas as etapas com a compreensão de que um planejamento não é sacrificante,  chato ou engessado. Um planejamento não passa de uma organização dos passos que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, decidir com antecedência o que fazer, como fazê-lo, quando fazê-lo, e quem deve fazê-lo. O planejamento cobre o espaço entre onde estamos e para onde queremos ir. Torna possível a ocorrência de eventos que, em caso contrário, não aconteceriam. Embora o futuro exato não possa ser predito, e fatores incontroláveis podem interferir com os planos mais bem formulados, a menos que haja planejamento, os eventos serão deixados totalmente ao sabor do acaso. Planejamento é um processo intelectual exigente; requer determinação consciente das alternativas de ação e a fundamentação de decisões em finalidades, conhecimentos e estimativas cuidadosas.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que te garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, te conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisão.

Um planejamento é mutável, não existem certezas absolutas, é apenas um planejamento.

5 – Revise seu plano

Sugiro que marque uma data mensal em que fará o acompanhamento do seu planejamento.

Avalie e saiba que o caminho pode mudar e que podem surgir novos caminhos, novas ideias. Talvez necessite de uma reestruturação, de um redesenho e, está tudo bem!

O que não muda é o seu destino quando está bem decidido e validado.

A análise também ajuda a relembrar seu motivo(significado)! Visualize sua jornada!

Essas orientações acima são muito importantes para que você crie seu plano de carreira adequadamente.

Mas, para aprimorar esse planejamento, você pode necessitar de auxílio profissional.

É possível e funciona!